top of page

Para que (e para quem)
serve uma consultoria?

Uma boa consultoria serve para guiar o seu processo de criação, identificar falhas e pontos de melhoria. E, acima de tudo, propor soluções. Gosto de chamar minha consultoria de uma consultoria “criativa e estratégica”. Só porque soa chique? Não! Porque essas são as minhas especialidades e o que tenho focado nesses anos de mercado. Mas Camila, como assim? Vamos lá, deixa eu explicar melhor e aí você pode entender como eu posso te auxiliar (ou não, e ok, sem rancores por aqui hehe).

​

O serviço de consultoria criativa e estratégica para projetos audiovisuais pode ser aplicado em diferentes etapas, desde o desenvolvimento até a entrega final do material gravado e editado. Ela também é capaz de abranger diferentes necessidades, servindo desde quem atua fora da área ou está começando agora e precisa de uma espécie de mentoria, até a pessoa criadora que está buscando compreender sua ideia inicial ou alavancar uma ideia já desenvolvida. O serviço também contempla as grandes ou médias produtoras que já tem projetos dentro de um player e que sentem a necessidade de uma visão neutra externa, ou que precisam mesmo é dar uma organizada na casinha - acontece com todo mundo, calma.

​

"Guiar o processo de criação, identificar falhas e pontos de melhoria. E, acima de tudo, propor soluções."

Não apenas a produtora, mas também a relação produtora-player pode ser mediada por alguém com uma visão macro de ambos os lados, e uma consultoria especial pode entrar aí, facilitando a troca entre direção, produção e player, evitando desgastes desnecessários, não é mesmo? Sim, eu sei bem! Dei o nome de “supervisão criativa” a esta consultoria especial.

​

Bom, voltando ao “criativo e estratégico”. Ambos enfoques não são separados, eles caminham juntos e grudados nas minhas sessões de consultoria. O enfoque criativo abrange desde o desenvolvimento da ideia (adequar o gênero e o formato, estudar referências, pensar na pesquisa, no desenvolvimento de personagens, roteiros, etc) até o final do processo, como a revisão de cortes antes que eles saiam para aprovação do cliente ou parceiro, por exemplo. Já o enfoque estratégico vai partir do ponto em que o projeto está no momento, visando encontrar um espaço no mercado para ele. Isso pode ir desde trabalhar na bíblia de venda, até identificar oportunidades, player e eventos ideais para aquela ideia, ou até mesmo treinamento para pitchings e rodadas de negócio.

​

​

Por que investir
numa consultoria?

Já é muito caro fazer audiovisual no Brasil, Camila!

Por que eu gastaria orçamento em mais uma etapa?

​

A consultoria nada mais é que um par de olhos extras para o trabalho, trazendo uma visão limpa e fresca sobre aquele material. E, se esse par de olhos for treinado para identificar falhas e sugerir mudanças tanto para o formato quanto para a narrativa e ainda ajudar a expandir a estratégia criativa e de vendas, melhor ainda, não é mesmo? E só quem tem a experiência do lado da produção e também de dentro de um player pode te dar essa visão mais abrangente (consultoria criativa e estratégica, repito). Eu digo que a consultoria é uma espécie de terapia do projeto. E todo mundo precisa de terapia!

​

Ou seja, só quem pode responder o porquê de investir ou não é você. A única coisa que eu tenho certeza é que sempre desenvolvemos um projeto querendo que ele saia o melhor possível! Mas, em geral, as pessoas envolvidas nele perdem de vista o material que estão trabalhando - seja a pessoa criadora ou até mesmo a equipe e a produtora. Estando dentro do projeto e da ideia há tempos, em certo momento fica difícil se distanciar e enxergar falhas ou pontos de melhoria (isso é natural). E é aí que a consultoria entra!

"Eu digo que a consultoria é uma espécie de terapia do projeto. E todo mundo precisa de terapia!"

O que a minha
consultoria não abrange?

O meu processo de consultoria não abrange o planejamento de produção em geral, como estudo detalhado de orçamento e/ou cronograma ou captação de recursos, por exemplo.

​

Porém, caso você precise trabalhar a fundo nesses pontos, eu te auxilio a encontrar uma pessoa especialista em produção para te dar o suporte necessário, ok? Não se preocupe!

E quanto custa
essa brincadeira?

Aqui nada é brincadeira, mas não perco a graça! Com relação ao INVESTIMENTO a ser feito, tudo vai depender. Não existe uma tabela geral e fixa, no meu caso. Algumas variáveis que podem afetar o valor são:

​

- A complexidade. Você precisa de uma avaliação apenas do seu material de apresentação? Ou precisa de um guia geral para iniciar o desenvolvimento? Em quais etapas do projeto a consultoria estará envolvida? Será necessário um trabalho presencial (como na ilha de edição, por exemplo) ou apenas online? O trabalho de consultoria irá trocar apenas com uma pessoa ou com toda a equipe, no caso de um projeto mais avançado?

​

- O tempo. Qual o tempo previsto ideal para se trabalhar naquele projeto? Precisaremos de uma sessão semanal ou mais? Vai durar algumas poucas sessões ou várias semanas ou meses? Qual a frequência dos nossos papos?

​

- Quem procura o serviço. Você está começando a desenvolver uma ideia por conta própria ou você tem uma produtora já com greenlight dentro de um player? Convenhamos que são realidades muito distintas e nada mais justo adequar o investimento a cada caso.

​

Para receber o orçamento inicial, você deverá entrar em contato e me falar mais sobre você e sobre o projeto que deseja trabalhar.

Observações
especiais

Para jovens de regiões periféricas: se você não tem condições de investir numa consultoria agora, mas precisa muito de uma ajudinha, me escreva contando mais sobre você que podemos tentar pensar em algo juntos, ok? Confio na sua verdade e no seu potencial!

​

Para todo mundo: depois de todos esses textões (parabéns se você leu tudo), caso ainda não saiba como uma consultoria poderia te ajudar ou tem alguma outra dúvida, entre em contato comigo! Assim podemos marcar um papo rápido e entender como eu posso auxiliar você ou sua produtora a potencializar os seus projetos.

Samuel Eloy

Para realização do sonho de viabilizar projetos através da busca de players e parceiros, é preciso mais do que bonitas histórias e muito coração. Precisamos entender como colocá-las em modelos de negócios atrativos para os players e apresentá-los numa linguagem específica para falar com quem está nesse mercado. E é aí que a consultoria da Camila entrou para mim, auxiliando a transformar sonhos em modelos de negócios atrativos. "

  • Instagram
  • LinkedIn

© 2023 por Camila Luppi

bottom of page